São Paulo, segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Índice

PERGUNTA DO LEITOR

Tenho uma filha de sete meses. Que tipos de brinquedo mais ajudam no desenvolvimento motor e cognitivo?
Karla Rapaport Goldenberg, 29, São Paulo

Se a criança é muito pequena, às vezes ela não precisa nem de brinquedos, mas que façam brincadeiras com ela, como segurá-la no alto ou deixar algo para ela pegar. O desenvolvimento motor e o cognitivo não são dissociados. A criança conhece o mundo através do movimento, então ela vai atrás dos brinquedos e de outros objetos que lhe interessam. É importante que os brinquedos sejam resistentes, maiores que uma bolinha de pingue-pongue e certificados pelo Inmetro. O fato de a criança se cercar desses objetos pode oferecer conhecimentos para ela, como peso, tamanho, cor, forma, textura, som. Tudo aquilo que estimula o movimento indiretamente também ajuda a formação de conhecimento.


Maria Angela Barbato Carneiro, professora do Núcleo de Cultura e Pesquisas do Brincar da PUC-SP


Texto Anterior: Grátis: Estação Ciência dá aula de teatro para 3ª idade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.