Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Cicatrizes próximas são sinal de problema

DE SÃO PAULO

Cortes e queimaduras de quem se mutila costumam ficar cobertos pelas roupas -em geral, as agressões são feitas nos braços, nas pernas e na barriga.

"É como um remédio que as pessoas tomam escondido. Não há intenção de mostrar ou ir para um pronto-socorro", afirma a psiquiatra Jackeline Giusti, do HC.

Por isso é difícil que os pais percebam que os filho estão se agredindo. Giusti diz que os familiares descobrem o problema por acaso ao perceber machucados frequentes ou cicatrizes próximas umas das outras.

A psiquiatra diz também que, principalmente em dias mais quentes, os pais podem suspeitar de que algo está errado se os filhos estão sempre com o corpo coberto e evitam usar blusas de manga curta ou bermudas.

"Mas o mais importante é perceber se houve alguma mudança de comportamento, se a pessoa está mais triste, e oferecer ajuda."

O psiquiatra Paul Moran diz ainda que os pais devem notar se o desempenho escolar caiu e se o jovem tem tido problemas para dormir ou se alimentar. "Em geral, aqueles que se mutilam não procuram ajuda. Acham que isso é a solução, e não o problema", diz Giusti.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.