Índice geral Saúde
Saúde
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

País terá 519 mil novos casos de câncer em 2012

Estimativa é do Instituto Nacional de Câncer; tendência de aumento é puxada pelo envelhecimento da população

Tumores mais comuns são de mama, para mulheres, e próstata, para homens; doença está em ascensão

DENISE MENCHEN
DO RIO

O Brasil deve ter 519 mil novos casos de câncer em 2012. Isso equivale a 59 novos casos por hora ou 1.416 por dia. A estimativa foi divulgada ontem pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva).

Para chegar à projeção, o instituto usou dados do Sistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde, que registra as causas das mortes no país, e os Registros de Câncer de Base Populacional, que mantêm informações sobre todos os casos da doença em 19 localidades, a maioria capitais.

Com base nesses números, os especialistas calcularam a incidência da doença em toda a população. Não há no país o registro de quantos casos de câncer são de fato diagnosticados ao ano.

Na última estimativa, de 2010, o total de novos casos previstos era de 489 mil. O Inca diz que as projeções não são comparáveis, porque a metodologia mudou.

Apesar disso, o coordenador de ações estratégicas do instituto, Cláudio Noronha, diz que a tendência é de aumento na incidência da maioria dos tumores, já que a população está envelhecendo.

As exceções são os tumores de estômago e de colo de útero, que estão em queda.

No primeiro caso, a tendência é atribuída a melhorias no saneamento e na renda da população -entre as causas do câncer de estômago estão a má conservação dos alimentos e a ingestão de água de poços com alta concentração de nitrato.

Para colo do útero, a redução dos casos se deve ao melhor diagnóstico das lesões que antecedem o tumor.

Mas o câncer de colo de útero ainda é um dos mais comuns entre as mulheres, com 18 mil casos estimados para 2012. Ele fica atrás do câncer de pele não melanoma (de baixa letalidade, com 71 mil casos) e de mama (53 mil).

Entre os homens, os mais comuns são de pele não melanoma (63 mil novos casos em 2012) e próstata (60 mil).

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.