Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Governo lança política de saúde para LGBTs

Ministério da Saúde divulgou também, ontem, a nova campanha de TV contra a Aids

Nacho Doce/Reuters
Mulher recebe camisinha de membro do grupo de teatro Filhos da Dita, no centro de São Paulo, em ação contra a Aids
Mulher recebe camisinha de membro do grupo de teatro Filhos da Dita, no centro de São Paulo, em ação contra a Aids

JOHANNA NUBLAT
DE BRASÍLIA

A garantia de conseguir cirurgias para mudança de sexo dentro do SUS, atendimento hospitalar com o nome usado por um travesti e orientações médicas para implante de silicone por transexuais agora são política de Estado.

As medidas se inserem na Política Nacional de Saúde Integral LGBT, instituída por portaria assinada pelo ministro Alexandre Padilha (Saúde) ontem, na 14ª Conferência Nacional de Saúde.

A proposta reúne ações já desenvolvidas de forma pontual, que passam a ter novo status. "Agora é regra do SUS", disse Padilha.

A portaria era reivindicação antiga do movimento gay, mas não é o ponto final, afirmou Toni Reis, presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). "Agora é lutar para que o SUS assimile."

Caberá ao governo federal promover, junto com Estados e municípios, ações de prevenção e atenção à saúde nos casos de violência contra homossexuais.

AIDS

Padilha também divulgou ontem a campanha de TV contra a Aids, que neste ano tem foco nos jovens gays.

"Você é? Ela não admite, mas é", provoca a campanha, que conclui: "Você é preconceituoso? A Aids não tem preconceito". Foram lançados também selos e uma cartilha. Parte do material foi feita pelo cartunista Ziraldo.

Ziraldo e Preta Gil participaram de bate-papo com o ministro sobre vulnerabilidades do público LGBT. A cantora disse que vive estigmas ali discutidos por ser mulher, negra e bissexual.

O evento gerou uma saia-justa. A palavra foi dada a Preta Gil antes de Ziraldo ser acomodado. Ele ficou em pé enquanto a cantora falava. Para resolver a situação, o mediador cortou Gil para apresentar o cartunista, o que não agradou à cantora.

FOLHA.com
Veja o vídeo da campanha do Ministério da Saúde
www.folha.com/no1015086

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.