Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

São Paulo é pioneira em procedimento ortopédico

DE SÃO PAULO

A cirurgia com robô já se expandiu para a ortopedia. Em maio, foi realizado em São Paulo o primeiro procedimento robótico ortopédico da América Latina, no Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

A ideia era fazer procedimentos minimamente invasivos em cirurgias de grande porte e aumentar a precisão em microcirurgias.

"A gente vislumbrava diminuir os tremores e melhorar a posição ergonômica do cirurgião. O robô substitui o microscópio que usamos em microcirurgias e tem uma imagem melhor, em 3D e alta definição", disse o ortopedista Gustavo Mantovani, que fez a operação.

As cirurgias começaram a ser feitas na França para reparação de nervos nas mãos e nas pernas. No Brasil, foram reparadas lesões do plexo braquial, conjunto de nervos responsáveis pela sensibilidade e função motora dos membros superiores.

O paciente era um motociclista de 34 anos -esse tipo de lesão, aliás, é comum em São Paulo por causa dos acidentes de moto. O paciente já teve recuperação parcial da mão e do ombro, mas ainda é necessário aguardar um ano para ver os resultados.

Nesse tipo de procedimento, a ideia é substituir um corte de cerca de 20 cm por três pequenas incisões. A cirurgia no Brasil ainda usou o corte maior, mas os nervos foram reconstruídos pelo robô.

Mantovani, porém, diz que ainda não há dados para justificar o uso da cirurgia robótica na ortopedia, que ainda é feita experimentalmente.

"Só no futuro teremos informações que poderão justificar o aumento do custo. Ainda não está demonstrado se há benefícios para o paciente. Sabemos que esse procedimento traz mais conforto ao cirurgião, o que pode propiciar melhores resultados."

A diferença de preço entre uma cirurgia robótica ortopédica e a convencional pode ser de R$ 5.000 a R$ 10 mil.

Colaborou LUIS KAWAGUTI, de São Paulo

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.