Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Estudo reverte enrijecimento de artérias causado por gordura

Teste feito em camundongos propõe novo método de tratamento

RICARDO BONALUME NETO
DE SÃO PAULO

Um estudo com camundongos reverteu o enrijecimento dos vasos sanguíneos típico de doenças cardiovasculares como aterosclerose e hipertensão, causado pelo acúmulo de gorduras e pela formação de placas rígidas.

O resultado indicou que uma droga no momento em testes clínicos nos EUA, a Fasudil -ou uma outra conhecida como Y-27632-, poderiam ser usadas para evitar a progressão do problema.

O estudo, publicado na "Science Translational Medicine", envolveu três experimentos básicos: "in vitro" (com células em provetas), "ex vivo" (com aortas de camundongos) e "in vivo" (com os bichos vivos).

Em vez de atacar o enrijecimento dos vasos diretamente, a pesquisa propõe agir no mecanismo bioquímico da contração das células que permite o acúmulo de substâncias causadores de enrijecimento, como o colesterol "ruim", o LDL. Quanto mais rija a parede do vaso, mais fácil a passagem da gordura.

O estudo "in vitro" criou um modelo de células que imitava vasos jovens e enrijecidos e media quanto de um corante passava entre as células. O corante fazia o papel do colesterol se movendo na artéria durante a formação da placa de aterosclerose.

"Usar as células como alvo pode ser um enfoque mais bem-sucedido", disse a pesquisadora Cynthia Reinhart-King à Folha.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.