Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Plantão médico

JULIO ABRAMCZYCK - julio@uol.com.br

Equoterapia para idosos

Um acidente observado frequentemente com idosos é a queda após um pequeno tropeço. Dificuldades de coordenação motora em pessoas de idade, ainda que bem lúcidas, impedem seu reequilíbrio, com graves repercussões nas fraturas ósseas.

Exercícios físicos sob orientação de fisioterapeutas ou professores de educação física ajudam a melhorar a massa muscular dos idosos, diminuindo o risco de quedas.

Na "Revista Brasileira de Fisioterapia", Thais B. Araujo e colaboradores (Nélida A. Silva, Juliana N. Costa, Márcio M. Pereira e Marisete P. Safons) abordam a possibilidade de a equoterapia melhorar o equilíbrio postural desse grupo populacional, visando prevenir as quedas e as suas consequências.

A equoterapia, empregada já há vários anos, é um método reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina para a reabilitação de pessoas com necessidades especiais por meio de contato com um cavalo ou da montaria.

Essa atividade estimula o reflexo postural e promove equilíbrio e coordenação pelo desenvolvimento de força e tônus muscular.

Os autores observaram, após 16 sessões com 17 idosos, efeito significativo do tratamento com equoterapia pela variável do teste TUG (preditor de quedas).

Eles acrescentam a necessidade de novos estudos com maior tempo de intervenção para definir o número de sessões de equoterapia para a melhora do equilíbrio para pessoas na faixa etária acima dos 65 anos de idade.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.