Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Plantão Médico

JULIO ABRAMCZYK - julio@uol.com.br

Rinite alérgica no meio da festa

No meio da festa, o corrimento nasal que simula a coriza do resfriado interfere na confraternização.

É a rinite alérgica, uma doença sem risco de vida frequentemente ignorada, mal diagnosticada e mal tratada, como mostram Alexander Greiner e colaboradores no "Lancet" deste mês.

Segundo os especialistas, remédios eficazes e seguros estão disponíveis, como os corticosteroides e anti-histamínicos. Mas somente a imunoterapia, identificando a causa principal, pode alterar a história natural da rinite alérgica em seu portador.

Entretanto, mesmo com a melhor farmacoterapia, um em cada cinco pacientes pode permanecer sintomático. Resta então ao portador tentar identificar o foco alergênico que desencadeia o problema, já que os testes não são perfeitos.

SAÚDE BUCAL

O cirurgião-dentista Emil Adib Razuk, presidente do Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), presidiu a solenidade de entrega, no dia 22, dos prêmios do concurso e programa "A Saúde Bucal". Ele foi instituído pelo Crosp em parceria com a Unesco e as secretarias da educação do Estado e da Prefeitura de São Paulo e tem apoio do Bradesco.

Participam do concurso, que se repete anualmente desde 2004, alunos e professores de escolas de 645 municípios de São Paulo. O programa faz parte de um projeto educacional do Crosp que visa incentivar e mobilizar hábitos saudáveis nos alunos.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.