Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rio ganha 1º aparelho de tomografia para obesos com até 320 kg

Segundo a Secretaria de Saúde, máquina é a primeira do país com essa capacidade

DE SÃO PAULO

O Hospital Estadual Carlos Chagas, no Rio, recebeu na última terça um aparelho de tomografia que suporta pacientes com até 320 kg.

A abertura da máquina tem um diâmetro de 80 cm, dez a mais do que o de tomógrafos convencionais.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Rio, o aparelho, que custou R$ 1,59 milhão, é o primeiro do tipo no Brasil, contando a rede pública e a privada.

A máquina deve realizar 2.000 exames por mês, de acordo com a estimativa do governo. Cada teste deve levar cerca de 14 segundos.

Em nota, o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, informou que, até agora, pacientes obesos tinham de usar aparelhos veterinários, no Jóquei Clube do Rio, para realizar o exame de imagem.

O Hospital Carlos Chagas foi escolhido para receber a nova máquina porque tem um centro de cirurgias de redução do estômago.

Esse tipo de exame permite uma avaliação de qualidade para o obeso que foi ou será operado, melhor do que um ultrassom ou raio-X convencional, segundo o cirurgião Cid Pitombo, responsável pelo programa de cirurgia bariátrica da Secretaria de Estado de Saúde. Implantado há um ano, o programa operou 216 pessoas.

SÃO PAULO

Em São Paulo, a Beneficência Portuguesa tem um tomógrafo com 78 cm de diâmetro e capacidade para suportar um peso de até 220 kg.

A rede particular de exames Fleury tem aparelhos com capacidade para pessoas de até 200 kg, mas com diâmetro de 70 cm.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.