Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Plantão Médico

JULIO ABRAMCZYK - julio@uol.com.br

Uma nova tragédia grega

Ao aproveitar os bons ventos que nos levam aos Estados Unidos para compras, seria oportuno observar a repercussão negativa na saúde da população grega dentro do atual quadro econômico da Grécia.

Depois de usufruir dos anos de crescimento econômico, a população grega paga em saúde a falta de uma poupança para os tempos mais difíceis.

Alexander Kentikelenis e especialistas em saúde pública analisam na revista "Lancet" os efeitos da crise financeira da Grécia na saúde e nos cuidados com os doentes.

Ao comparar com dados anteriores à crise, os autores relatam significativo aumento de pessoas que deixam de procurar atendimento, apesar de precisarem, pela distante localização do posto médico, o que resultaria em despesas de locomoção.

As internações em hospitais públicos aumentaram 24% em relação a 2009, e as admissões hospitalares particulares caíram de 25% a 30% em 2010.

Houve importante elevação no diagnóstico da infecção pelo HIV, em decorrência do aumento da prostituição e do uso de drogas endovenosas, e também no aumento da violência relacionada a homicídios e furtos.

A linha telefônica nacional de auxílio a potenciais suicidas teve um aumento de 25% nas chamadas.

Apesar de todos esses males, parece paradoxal, mas o consumo de álcool diminuiu, assim como o número de motoristas alcoolizados encontrados dirigindo automóveis.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.