Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Troca de silicone será discutida hoje com governo

Médicos vão propor modelo de atendimento

DE BRASÍLIA

Uma reunião prevista para hoje entre as entidades médicas e o governo pode definir como será o atendimento de usuárias de próteses mamárias PIP e Rofil.

"Antes de recorrer ao SUS, [o ideal é que] a paciente busque seu médico", diz José Horácio Aboudib, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Uma ideia a ser debatida é a combinação do atendimento em clínicas privadas ao suporte financeiro já oferecido pelo governo.

"A maioria dos médicos não pensa em cobrar pela nova operação. O custo seria de hospital e prótese."

Os problemas com o silicone e a substituição das próteses devem levar o diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Dirceu Barbano, ao Senado Federal em fevereiro.

Requerimento apresentado pela senadora Ana Amélia (PP-RS) propõe audiência para discutir o caso. Ela criticou a decisão do governo de cobrir despesas com a troca dos implantes rompidos.

"A substituição da prótese de mulheres sem condição financeira que se submeteram à cirurgia para reparar uma mastectomia é correta. O SUS pagar uma cirurgia estética para mulheres que tenham condições é inaceitável."

FISCALIZAÇÃO

Ontem, a Anvisa aprovou a proposta de resolução que obriga o teste laboratorial das próteses mamárias que entrarem no país. O texto fica em consulta pública por 30 dias.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.