Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Saúde Responde

Mande sua pergunta para saude@uol.com.br ou al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900

Por que aparecem pedras na vesícula das pessoas? Há alguma estatística sobre o número de procedimentos feitos no Brasil?

SONIA REGINA CASTILHO
Presidente Prudente (SP)

As razões que causam formação de cálculos na vesícula ainda não foram bem esclarecidas, explica Adávio de Oliveira, membro titular da FBG (Federação Brasileira de Gastroenterologia).

Já foi comprovado, porém, que existe um forte grau de hereditariedade. Diabéticos e hipertensos são mais afetados. Oliveira diz que, uma vez diagnosticadas as "pedras", a vesícula deve ser retirada, porque elas retornam em pouco tempo. Manter a vesícula com cálculos pode ocasionar fortes crises de dor abdominal e, em casos extremos, contribuir para o desenvolvimento de câncer no órgão. O processo de retirada em geral é simples, feito por vídeo laparoscopia. O paciente costuma poder voltar para casa no dia seguinte à operação. O SUS fez 157.372 procedimentos de retirada de vesícula em 2011.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.