Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cerca de 200 milhões usam drogas no mundo

DE SÃO PAULO

O consumo de drogas ilegais é tanto uma questão de saúde pública como de polícia, mas é essa ilegalidade que torna difícil ter estimativas precisas do impacto do problema, segundo análise publicada no "Lancet".

Isso fica claro nas estatísticas do trabalho: o mundo teria entre 149 milhões e 271 milhões de usuários de drogas, ou algo entre 2,8% e 4,5% da população.

São entre 125 milhões e 203 milhões de usuários de maconha e haxixe; entre 15 milhões e 39 milhões de usuários de opioides, anfetaminas ou cocaína; e entre 11 e 21 milhões de usuários de drogas injetáveis.

O maior índice de consumo está em países ricos ou próximos a áreas de produção de droga -caso do Brasil, rota do tráfico e próximo de países produtores como Colômbia e Bolívia.

Mas os dados podem esconder a realidade, pois as estatísticas nos países pobres são pouco confiáveis.

Apesar do uso mais intenso, maconha e haxixe não aumentam a mortalidade porque não há casos de overdose das drogas. Mas o consumo de cânabis está ligado ao aumento de transtornos mentais como psicose.

O uso de opioides mata e dissemina HIV e hepatites C e B, algo que também acontece entre usuários de cocaína e anfetaminas.

(RBN)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.