Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Só 10% dos gays buscam resultado de HIV

Medo de teste positivo pode ser motivo, diz responsável por pesquisa com 673 voluntários

DE SÃO PAULO

Apenas 68 dos 673 participantes de uma pesquisa sobre Aids na região central de São Paulo buscaram o resultado dos exames de sangue.

A pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento de gays, homens que fazem sexo com homens e travestis para aprimorar ações de prevenção. O estudo é coordenado pelo CRT (Centro de Referência em DST/Aids), da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

No total, 1.043 homens e travestis participaram da entrevista e 673 coletaram sangue para a sorologia de HIV.

O voluntário precisaria buscar o resultado 15 dias depois no centro de referência na Vila Mariana. A maioria dos exames foi feita em novembro e dezembro.

Segundo Rosa de Alencar Souza, diretora técnica substituta do departamento de saúde do CRT, esse resultado deve ter relação com o medo de um resultado positivo.

"Mas, se isso ocorrer, o participante vai receber orientações e atendimento médico. Quanto mais precoce o tratamento, melhores os resultados e a qualidade de vida."

Os resultados ficarão disponíveis aos participantes por mais alguns meses no centro de referência. A secretaria diz que todos os dados coletados ficam sob sigilo.

O estudo também pretende testar o uso da coleta de sangue em papel de filtro. A técnica facilita o armazenamento da amostra, porque dispensa o acondicionamento imediato do material em local refrigerado. Para que a pesquisa seja feita, são necessárias pelo menos 30 amostras positivas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.