Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Plantão médico

JULIO ABRAMCZYK Julio@uol.com.br

HIV entre os mais jovens

Entre os adolescentes dos 14 aos 18 anos que relatam atividade sexual, a contaminação pelo HIV está associada a comportamento de risco.

Mas só um em cada cinco jovens já fez o teste preventivo para detecção do vírus.

Essa observação faz parte do estudo de Alexandra Balaji e colaboradores do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos), publicado nos "Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine".

O estudo teve por base o levantamento nacional sobre comportamento de risco para o HIV em adolescentes de escolas secundárias norte-americanas (tanto por atividade sexual quanto por drogas), realizado em 2009.

Em editorial da revista, o médico Lawrence D'Angelo assinala a necessidade de nova rotina para esses testes entre os adolescentes de ambos os sexos, sexualmente ativos.

Isso porque as pessoas mais indicadas para o exame não o fazem -são portadores do vírus que desconhecessem que têm a doença.

Para D'Angelo, o teste deve começar, para todos, aos 13 anos de idade. Depois, repetido anualmente entre os adolescentes de risco para o HIV. Em seguida, aos 18 anos e, posteriormente, independente de comportamento de risco, a cada três anos.

Na contaminação pelo HIV, sinais inespecíficos podem surgir após duas semanas. Após dez anos explode a Aids, a síndrome da imunodeficiência adquirida, junto com doenças oportunísticas como a tuberculose e candidíase.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.