Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Índios americanos processam cervejarias por danos do álcool

Uma em quatro crianças nascidas em reserva nos EUA tem síndrome de alcoolismo fetal

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Uma tribo indígena norte-americana processou fabricantes de cerveja, acusando-as de contribuir intencionalmente com as grandes taxas de alcoolismo em uma das maiores reservas indígenas do país, em Dakota do Sul.

O grupo também pede US$ 500 milhões (R$ 855 milhões) de indenização por prejuízos que as cervejarias causaram.

O processo da tribo oglala sioux alega que as cervejarias estão "engajadas em participar da importação ilegal de álcool" para a reserva Pine Ridge, onde a venda, a posse e o consumo de álcool não são permitidos por lei.

Entre as empresas acusadas estão Anheuser-Busch InBev Worldwide Inc, SAB Miller, Molson Coors Brewing Company e Pabst Brewing Company, além de quatro lojas na cidade de Whiteclay, no Estado de Nebraska, e os distribuidores que vendem as cervejas para eles.

O processo foi protocolado na corte federal da cidade de Lincoln e afirma que as empresas transformaram Whiteclay em um ponto de contrabando de álcool para a reserva indígena -o volume de cerveja comercializado na cidade ultrapassa a quantidade que poderia ser vendida, segundo as leis do Nebraska.

De acordo com o processo, Whiteclay tem apenas 12 residentes, mas quatro lojas vendem mais de 13 mil latas de cerveja por dia.

O processo afirma que o alcoolismo é um problema em Pine Ridge, uma reserva de 8.000 km2 no sudeste de Dakota do Sul onde vivem cerca de 40 mil pessoas, a maioria delas membros da tribo oglala sioux.

Quase 85% dos índios da tribo foram afetados pelo alcoolismo e uma em quatro crianças nascidas em Pine Ridge recebeu o diagnóstico de síndrome de alcoolismo fetal, que pode causar malformações.

A reserva é uma das mais pobres do país. Isso ajuda a explicar o elevado consumo de álcool na região.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.