Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Cura da hepatite C será possível em dois anos, dizem especialistas

Cientistas da Austrália conseguiram erradicar doença em humanos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Cientistas australianos anunciaram ontem que a cura da hepatite C pode ser uma realidade em dois anos.

A animação tem origem em um estudo da Universidade de Sidney, na Austrália, publicado na "The New England Journal of Medicine".

O trabalho foi anunciado na Conferência da Associação do Pacífico Asiático para o Estudo do Fígado, realizada em Taipé, em Taiwan.

A pesquisa demonstrou pela primeira vez a possibilidade de cura da hepatite C a partir de uma nova combinação de remédios.

Os cientistas casaram dois agentes antivirais (daclatasvir e asunaprevir) e conseguiram erradicar o vírus do sangue de todos os pacientes que participaram do teste.

A pesquisa suprimiu com sucesso a infecção genótipo 1, o mais difícil de tratar.

De acordo com o médico Jacob George, da Universidade de Sidney, os resultados foram animadores inclusive porque houve poucos efeitos colaterais. Drogas convencionais se associavam com febre, dores em geral, anemia e depressão. Por isso, só a metade dos pacientes conclui o tratamento de 12 semanas.

A hepatite C genótipo 1 é a a principal causa do câncer hepático e de cirrose crônica que, em muitos casos, termina em transplante de fígado.

Em 80% dos afetados a infecção se torna crônica. Em 20% há desenvolvimento de cirrose e em 25% pode haver câncer de fígado.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.