Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Menos mal

Café não aumenta chance de doenças crônicas, diz estudo

DA REUTERS - Os viciados em café podem respirar mais tranquilos: não parece haver mais risco de desenvolver doenças crônicas graças ao consumo da bebida, conclui um estudo na revista médica "American Journal of Clinical Nutrition".

A pesquisa, coordenada por Anna Floegel, do Instituo Alemão de Nutrição Humana, avaliou mais de 42 mil alemães ao longo de nove anos.

Os cientistas compararam bebedores de café com os que não tomam a bebida, procurando evidências da incidência aumentada de problemas como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

A probabilidade de quem aprecia café ter câncer e males do coração é idêntica à de pessoas que rejeitam a cafeína. E, no caso da diabetes tipo 2, parece haver até um efeito protetor do café, diminuindo em cerca de um quarto a chance de ter a doença.

Os cientistas consideram que certas substâncias da bebida podem ter uma influência benéfica sobre o metabolismo.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.