Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Premiar por perda de peso parece um reality show"

DE RIBEIRÃO PRETO

Incentivo para perder peso é válido, mas nem todos deixam de emagrecer por má vontade, afirma o endocrinologista Márcio Mancini, chefe do grupo de obesidade do HC de São Paulo.

"Isso de premiação para quem perdeu peso parece coisa de reality show", diz.

"As pessoas não perdem peso na mesma velocidade", completa Mancini.

De acordo com o especialista, fatores como ambiente, genética e metabolismo afetam o resultado dos regimes para emagrecimento.

Sobre as reuniões em grupo, Mancini afirmou que o melhor modelo é o de encontros com orientação de um especialista, como médico, nutricionista e educador físico, e não o de o orientador ser apenas alguém que já foi obeso.

Em tempos de discussões sobre assédio moral a empregados, o professor de direito do trabalho da USP Estevão Mallet diz que a abordagem direta pela empresa a quem aparenta estar acima do peso não é uma atitude condenável, em si.

"Depende de como é feita, se é individual e se mostra que a preocupação é com a saúde. Mas é ruim se for em público ou mais em tom de crítica do que de enfrentamento do problema."

É tida como obesa a pessoa com IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 30. Tem sobrepeso se está acima de 25. O índice é calculado dividindo o peso pela altura ao quadrado.

(JC)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.