Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Cheguei 'lá em cima', bati, ninguém atendeu; e eu voltei"

EDITORA-ASSISTENTE DE “SAÚDE”

O empresário Bernardo Kogan, 67, se submeteu ao transplante de medula há um ano. O doador foi seu irmão, de 64.

Kogan conta que percebeu que não estava bem um sábado no fim de 2010. "Estava suando muito, cansado, fraco. Liguei para o médico, que me mandou para o hospital."

Ele diz que ficou cerca de 15 dias desacordado. "Tinha pneumonia, infecção renal, muita coisa. Cheguei 'lá em cima', bati, ninguém atendeu, voltei."

Os médicos descobriram que ele tinha a leucemia mieloide aguda e começaram o tratamento. "Fiquei internado até o dia 30 de dezembro de 2010. No dia 31, fui para casa e fiz festa."

Os meses seguintes foram de preparação. Em abril de 2011, foi internado de novo. "Não fiquei muito preocupado, até porque demorou para 'cair a ficha'." Entre as reações adversas, ele destaca os enjoos.

Ele ainda continua o tratamento enquanto trabalha em sua empresa de prestação de serviços e segue seu esporte preferido, o futebol."Só podia comer alimentos controlados no hospital. Quando pude, comi uma linguiça."

Agora, ele aguarda o nascimento da primeira neta. "É uma motivação enorme."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.