Índice geral Saúde
Saúde
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Japoneses fazem cabelos humanos crescerem na pele de camundongos

REINALDO JOSÉ LOPES
EDITOR DE “CIÊNCIA+SAÚDE”

Com o perdão do trocadilho, a imagem é de arrepiar os cabelos: um tufo de cabelo humano crescendo no dorso de um camundongo de uma linhagem de laboratório naturalmente "pelada".

Os responsáveis pela visão inusitada são Takashi Tsuji e seus colegas da Universidade de Ciência de Tóquio, no Japão. Em artigo recém-publicado na revista científica "Nature Communications", eles mostram como conseguiram a integração do cabelo humano no organismo dos roedores, reproduzindo muito de perto a formação capilar natural em pessoas.

Em tese, a técnica, que partiu do cultivo em laboratório de folículos capilares de um homem com calvície, poderia ser um novo caminho para tratar o problema, que normalmente está ligado a disfunções no metabolismo dos hormônios masculinos.

O ponto importante do estudo japonês é que ele conseguiu fazer com que os cabelos, implantados nos camundongos por meio de uma cirurgia, ficassem realmente conectados com a pele do animal, incluindo terminações nervosas e músculos que fazem os pelos arrepiarem.

Os pesquisadores também mostraram que esses cabelos passam pelo ciclo normal de crescimento, queda e reposição da cabeleira natural.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.