São Paulo, domingo, 01 de maio de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

PLANTÃO MÉDICO

JULIO ABRAMCZYK - julio@uol.com.br

Os cuidados necessários nas viagens aéreas

NOS TRÊS primeiros meses deste ano, mais de 42 milhões de passageiros embarcaram nos aeroportos brasileiros, em voos nacionais e internacionais.
Com o aumento do número de passageiros, o percentual de pessoas com contraindicação para viagem aérea deve ser considerado.
O Conselho Federal de Medicina, por meio da Câmara Técnica de Medicina Aeroespacial, coordenada pelo médico Frederico Henrique de Melo, publica orientação relacionada à saúde dos passageiro sem seu jornal oficial.
A cartilha "Doutor, posso voar", da Liga de Medicina Aeroespacial da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, orientou as recomendações.
Os portadores de marca passo não têm contra indicação para viajar de avião.Mas pacientes com problemas nas artérias coronárias, com angina instável, não devem voar (pela possibilidade de um infarto em voo). Os que tiveram infarto com complicações devem aguardar seis semanas, e os com infarto não complicado, só três semanas.
As pessoas submetidas à ponte de safena, sem complicações no pós-operatório,devem aguardar duas semanas antes de viajar de avião.
Pessoas com insuficiência cardíaca grave não devem viajar. Na insuficiência moderada, o médico deve avaliar a necessidade de uso de oxigênio no voo.
Em relação aos derrames, No AVC(acidente vascular cerebral) Isquêmico pequeno, a espera para a viagem deve ser de quatro a cinco dias. No AVC hemorrágico operado, o paciente deve aguardar 14 dias para a viagem aérea.
Em relação a doenças pulmonares, estão contra indicadas as infecções ativas (pela possível piora do quadro infeccioso) e as pulmonares contagiosas (pelo risco de disseminar a doença para os outros passageiros).
Os quadros instáveis de asma brônquica também têm contraindicação para o voo.


Texto Anterior: Guerra biológica
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.