São Paulo, domingo, 01 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Câncer de boca

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Pelo sétimo ano consecutivo, o Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) promove campanha para prevenção e detecção precoce do câncer de boca.
Haverá a participação de 32 postos, situados nas estações do metrô Artur Alvim, Brigadeiro, Capão Redondo, Itaquera e São Bento, em Unidades Básicas da Saúde e CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas) da Secretaria Municipal da Saúde. Os portadores de lesões suspeitas na cavidade oral serão encaminhados para realizar biópsia e exame anatomopatológico.
A lesão mais frequentemente observada na boca, segundo o dentista Emil Adib Razuk, presidente do Crosp, é o carcinoma espinocelular que, no Brasil, em relação ao total de casos de câncer, está em 5º lugar entre os homens e em 9º entre as mulheres.
A campanha tem por finalidade alertar a população para esse grave problema de saúde que, quando não leva à morte, mutila seu portador, explica Razuk.


Texto Anterior: Na TV: Médica do seriado "House" tem a doença
Próximo Texto: Ginecologia: Curso de atualização
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.