São Paulo, segunda-feira, 02 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Índice

ÁFRICA

Medicamento antimalária tem perda de efeito

DA REPORTAGEM LOCAL

O artemisinin, medicamento extraído de uma planta usada na medicina tradicional chinesa e que tem sido considerado a maior esperança para a erradicação da malária na África, começa a perder a eficácia. O parasita que causa a forma mais mortal da doença vêm adquirindo resistência ao remédio, revelam estudos publicados no "The New England Journal of Medicine".
Para se proteger contra a resistência ao artemisinin, as autoridades mundiais de saúde defendem que a droga seja vendida unicamente como pílula combinada a outros remédios contra a malária, que duram mais tempo no sangue, eliminando parasitas resistentes ao artemisinin.
Os dois testes mais recentes que mostraram a resistência ao artemisinin foram feitos com pílulas que não tinham um remédio combinado. Não existem novas drogas que substituam o artemisinin.


Texto Anterior: Outro lado: Hospital nega falha médica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.