São Paulo, quarta-feira, 02 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTADOS UNIDOS

Maioria dos deprimidos acha que droga é tão eficaz quanto terapias

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - Pesquisa da "Consumer Reports", publicação de uma das maiores organizações de consumidores dos Estados Unidos, mostra que 80% dos americanos com depressão preferem usar medicamentos para tratar o problema.
Segundo o estudo, que envolveu 1.500 pacientes, a maioria com depressão considera que as drogas têm a mesma eficácia da terapia.
O resultado não mudou de acordo com o tipo de tratamento: entre as opções de acompanhamento estavam as psicoterapias, a psicanálise e a assistência social.
Aqueles pacientes que usaram fluoxetina (Prozac) e outros remédios antidepressivos dessa categoria mais popular foram os que declararam maior satisfação com os resultados do tratamento.
Já os medicamentos de última geração e mais caros, como venlafaxina e duloxetina, foram considerados pelos portadores de depressão como os menos desejados, por causa dos seus efeitos colaterais.
Foram muitos os efeitos colaterais lembrados pelos entrevistados. O efeito negativo mais comum relatado foi a perda do desejo sexual que, segundo os autores da "Consumers Reports", foi menos citado em pesquisas anteriores.


Texto Anterior: Celular: Digitar SMS causa dores nos ombros
Próximo Texto: Santos: Unifesp recruta pessoas obesas para tratamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.