São Paulo, quinta-feira, 03 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONSULTA PÚBLICA

Ministério da Saúde quer ampliar faixa etária de doadores de sangue

DE SÃO PAULO - Com o objetivo de ampliar o número de doadores de sangue no país e, consequentemente, aumentar o número de bolsas coletadas durante o ano, o Ministério da Saúde abriu ontem uma consulta pública em que propõe estender a faixa etária dos possíveis doadores.
A ideia é que jovens com 16 e 17 anos (que tenham autorização dos pais) e idosos entre 65 e 68 anos sejam incluídos entre os voluntários -atualmente, só pessoas com idade entre 18 e 65 anos podem doar.
A inclusão das pessoas de até 68 anos é justificada pelo crescimento da expectativa de vida dos brasileiros.
Nos Estados Unidos e na Europa, esses grupos já têm autorização para doar sangue.
O texto com a proposta do ministério vai ficar disponível para consulta e sugestões durante 60 dias e pode ser lido em www.saude.gov.br/consultapublica
De acordo com o ministério, 1,8% da população brasileira doa sangue -o que representa cerca de 3,5 milhões de bolsas de sangue coletadas por ano.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que entre 1% e 3% da população doe sangue regularmente para manter os estoques.
Ao ampliar a faixa etária de doadores, o ministério prevê que cerca 13,9 milhões de pessoas sejam estimuladas a começar a doar.
Segundo os padrões estabelecidos pela OMS, o ideal, para o Brasil, considerando as especificidades e necessidades regionais, seria coletar anualmente cerca de 5,7 milhões de bolsas sangue.


Texto Anterior: Foco: Após 25 anos, primeiro transplantado com doença de Chagas ainda bate bola
Próximo Texto: Abstinência: Viciados em café criam resistência aos efeitos estimulantes da bebida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.