São Paulo, quinta-feira, 03 de setembro de 2009

Texto Anterior | Índice

DEPRESSÃO

Doença será a mais comum do mundo em 2030

DA REPORTAGEM LOCAL

Nos próximos 20 anos, a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, superando câncer e doenças cardíacas. A estimativa foi divulgada ontem pela OMS (Organização Mundial da Saúde) durante a 1ª Cúpula Global de Saúde Mental, realizada em Atenas, na Grécia.
De acordo com o órgão, os países em desenvolvimento são os que mais devem sofrer com o problema, pois têm a maioria dos casos registrados. Pessoas pobres que vivem em países ricos também têm mais depressão.
"A depressão tem diversas causas, algumas delas biológicas, mas parte delas vem de pressões ambientais e, obviamente, as pessoas pobres sofrem mais estresse em seu dia a dia do que as ricas", disse o médico Shekhar Saxena, do Departamento de Saúde Mental da OMS.
Hoje mais de 450 milhões de pessoas são afetadas diretamente por transtornos mentais. "Nós poderíamos chamar isso de uma epidemia silenciosa, porque a depressão está sendo cada vez mais diagnosticada, está em toda parte e deve aumentar em termos de proporção, enquanto a ocorrência de outras doenças está diminuindo", afirmou Saxena.


Texto Anterior: Pesquisa: Homens vão ao médico levados pelas mulheres
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.