São Paulo, sábado, 03 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Companhia inglesa que junta bailarinos com e sem deficiência chega a SP

FLÁVIA MANTOVANI
EDITORA-ASSISTENTE DO EQUILÍBRIO

A companhia de dança britânica CandoCo chega hoje a São Paulo com uma proposta de integração: dos sete bailarinos do grupo, três têm algum tipo de deficiência. Criada em 1991, a companhia é uma das pioneiras no mundo a ter integrantes com e sem deficiência.
Haverá workshop, palestras e a apresentação de dois espetáculos. Uma apresentação, no dia 9, será gratuita e voltada para instituições e ONGs que atendem pessoas com deficiência -não há mais vagas. Haverá sistemas de audiodescrição (para os deficientes visuais) e tradução para libras (para os deficientes auditivos).
Para a outra apresentação, nos dias 7 e 8 no teatro Alfa (r. Bento Branco de Andrade Filho, 722, tel. 0/xx/11/ 5693-4000), ainda há ingressos, por R$ 30 e R$ 60.
"O mundo é integrado. O trabalho fica mais legal quando todo mundo trabalha junto, não precisa ser uma coisa de gueto, que exclua", afirma Pedro Machado, um dos diretores artísticos da CandoCo. Filho da escritora Ana Maria Machado, o brasileiro mora na Inglaterra há 18 anos e está na companhia desde 1998.
Ele diz que o compromisso do grupo é com a qualidade e que já tiveram bailarinos com vários tipos de deficiência: cadeirantes, surdos, uma moça com paralisia cerebral.
O tema de uma das coreografias é sugestivo: "The Perfect Human", o humano perfeito, do israelense Hofesh Shechter. "Não existe ser humano perfeito, mas talvez essa seja nossa expectativa."
Segundo ele, o espetáculo é "cheio de movimento, bastante físico e ligeiramente pesado". A outra coreografia se chama "Still" e é classificada por seu criador, Nigel Charnok, como "uma peça caótica, excitante e engraçada sobre amor e perda".
O grupo fará um workshop hoje e amanhã no Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000, tel. 0/xx/11/ 3397-4002) para o qual não há mais vagas. Na terça, haverá duas palestras gratuitas no mesmo local. Não é necessária inscrição prévia.


Texto Anterior: Cai número de internações por derrame nos EUA
Próximo Texto: Doença cardiovascular: Combinação de drogas corta risco em até 80%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.