São Paulo, sábado, 04 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dedo mostra o risco de câncer na próstata

Estudo faz associação entre tamanho do indicador e probabilidade de desenvolver o tumor

VAGUINALDO MARINHEIRO
DE LONDRES

Uma piada recorrente entre homens recomenda observar a mão do médico na hora de pensar em prevenção do câncer de próstata.
É uma alusão ao medo do exame de toque. Agora, uma pesquisa feita no Reino Unido diz que o melhor é olhar para a própria mão.
Pesquisadores da Universidade de Warwick, oeste da Inglaterra, encontraram uma relação entre o tamanho do dedo indicador e o risco de desenvolver a doença.
Homens cujo dedo indicador da mão direita é maior que o anelar têm, segundo o estudo, 33% menos chances de ter câncer de próstata. A razão estaria na gestação. O tamanho dos dedos é determinado pelo contato com mais ou menos testosterona (o hormônio masculino) ainda na barriga da mãe.
Menos hormônio resulta em indicadores maiores. Como o mesmo hormônio está relacionado ao desenvolvimento desse tipo de câncer, a equação se fecha. Indicadores maiores, menor risco de ter a doença.
Uma das autoras da pesquisa, a professora Ros Eeles, afirma que a descoberta poderá ser usada, em combinação com outros fatores, como histórico familiar, para acompanhar pacientes e determinar outros testes.
O câncer de próstata é o segundo mais comuns entre os homens brasileiros. Fica atrás apenas do de pele. Mas é o que mais mata entre os homens com mais de 50 anos. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o país deverá fechar o ano de 2010 com 52 mil novos casos. Em 2008 (último dado disponível), 11.955 morreram por causa dele.
A maioria dos homens tem anelares maiores que os indicadores. A diferença fica em torno de 2%. Se isso é uma desvantagem para o câncer de próstata, pode ser uma vantagem para outras doenças e comportamentos.

OUTRAS LIGAÇÕES
Os britânicos parecem fascinados com as mãos e suas implicações médicas. Pesquisa da Universidade de Liverpool, em 2001, indicou que quanto maior o anelar, menor o risco de um jovem ter ataque cardíaco. Novamente, a explicação é a exposição a altos níveis de testosterona na gestação, que, no caso, protegeria o coração.
Outra pesquisa, essa da Universidade de Cambridge, relacionou o tamanho dos dedos ao apetite e à aptidão para ganhar dinheiro.
Foram analisados homens que trabalhavam no mercado financeiro. Quem tinha o anelar maior conseguia mais dinheiro que os outros em muito menos tempo.
As mulheres também teriam razões para olhar atentamente para as mãos.
Professores do King's College, de Londres, descobriram que aquelas que possuem anelares longos, maiores que os indicadores, têm muito mais chances de sucesso nos esportes, principalmente nos que que dependem de velocidade como corrida, futebol e tênis.
Se você aguentou até agora, pode soltar o jornal e dar uma boa medida nos dedos.


Texto Anterior: Desinfetantes e capas estão à venda na rede
Próximo Texto: "Home care", cenas e casos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.