São Paulo, quarta-feira, 05 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Família deve acompanhar alimentação

DA REPORTAGEM LOCAL

O acompanhamento da família durante a internação da criança é fundamental para prevenir casos de desnutrição.
O nutrólogo Ari Lopes, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, sugere que os familiares cobrem os especialistas para que seja feita uma orientação nutricional adequada desde o início da internação e que haja um planejamento dos jejuns necessários para procedimentos e exames.
"É preciso verificar o que estão fazendo para corrigir o estado nutricional do filho. Perguntar: o que estão oferecendo? Para que a dieta serve? Isso, de certa forma, exige da equipe que avalie melhor."
Em alguns casos, a criança também chega ao hospital com hábitos alimentares ruins, o que também pode favorecer uma desnutrição. "Quando observamos isso, tentamos mostrar à criança maior ou aos pais de crianças pequenas a importância dos grupos alimentares", afirma a nutricionista Adriane Marchisete, do Hospital Infantil Sabará.
Para Ari Lopes, a desnutrição pode trazer riscos tão graves quanto uma infecção. "A criança já tem uma doença crônica, então as chances de complicações são maiores com um quadro de desnutrição", alerta.


Texto Anterior: 20% das crianças internadas perdem peso em sete dias
Próximo Texto: Foco: Hospitais dão oficinas de culinária para pacientes de câncer e acompanhantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.