São Paulo, segunda-feira, 07 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Puberdade mais cedo diminui o risco da doença

DE SÃO PAULO

Uma pesquisa afirma que a puberdade precoce pode estar relacionada a um menor risco de desenvolver osteoporose.
O artigo, do Saban Research Institute of Children's Hospital de Los Angeles, aponta que a idade do início da puberdade é o principal fator sobre a densidade do osso adulto.
O estudo acompanhou 78 meninas e 84 meninos que tinham acabado de entrar na puberdade até atingirem a maturidade sexual. A conclusão foi que, durante a puberdade, ocorrem aumentos na densidade óssea num curto período de tempo.
No final da adolescência, a capacidade de crescimento do osso termina, o que significa que quem entra na puberdade tardiamente pode ter menos densidade óssea.
Para Benito Lourenço, hebiatra do Hospital das Clínicas, o ideal é que o início da puberdade esteja entre nove e dez anos para as meninas e onze a doze para meninos.
"Do que adianta ter um osso forte que não cresceu na sua totalidade?", questiona. A puberdade precoce pode estar ligada a baixa estatura e obesidade.


Texto Anterior: Medicamento para osteoporose faz paciente viver mais
Próximo Texto: HPV: Vacina previne até 90% das lesões em homens, diz estudo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.