São Paulo, terça-feira, 07 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Governo diz que investiu R$ 1,9 mi em pesquisas

DO RIO

O Ministério da Saúde nega que o vírus HTLV seja negligenciado. Desde 2006, o órgão diz ter destinado R$ 1,9 milhão para o financiamento de pesquisas na área.
A informação é do assessor técnico da Unidade de Assistência e Tratamento do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais, Marcelo Araújo de Freitas.
Ele diz que o órgão também reuniu um grupo de especialistas para estudar medidas contra o vírus. A doença é mais frequente na Bahia, mas não há registro oficial do número de pessoas infectadas com HTLV no Brasil.
Entre as ações implementadas estão a elaboração de uma cartilha para profissionais de saúde. Informações sobre o vírus também serão incluídas no material sobre doenças sexualmente transmissíveis dirigido ao público, em especial às gestantes.
O assessor explica que a realização de testes para o HTLV no pré-natal já é preconizada pelo Ministério da Saúde, mas diz que cabe às unidades de atenção básica, normalmente geridas pelos municípios, implementá-los.
Freitas afirma ainda que o ministério estuda fornecer aos bebês cujas mães são portadoras do vírus a mesma fórmula láctea hoje distribuída aos filhos de soropositivas para a Aids. O objetivo é diminuir os riscos de transmissão pelo aleitamento.
(DENISE MENCHEN)


Texto Anterior: Perguntas e respostas
Próximo Texto: País negligencia vírus da família do HIV, dizem pesquisadores
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.