São Paulo, segunda-feira, 08 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aids dispara entre gays do Oriente Médio

Nova pesquisa alerta para proporções epidêmicas da doença em países como o Egito

DA FRANCE PRESSE

A transmissão do vírus da Aids está alcançando proporções de epidemia entre homossexuais do sexo masculino no Oriente Médio.
O problema parece estar surgindo "entre MSMs [sigla inglesa para "homens que fazem sexo com homens" em pelo menos alguns países do Oriente Médio e do norte da África", escrevem os autores do estudo, liderados por Laith Abu-Raddad, da Universidade Cornell (EUA), na revista "PLoS Medicine".
Segundo o estudo, os níveis de infecção por HIV já poderiam estar "num estado concentrado [ou seja, acima do limite de 5%, que define formalmente uma epidemia] em vários grupos de MSMs".
Esse limiar já teria sido atingido em países como o Egito, o Sudão e a Tunísia.
No Cairo e em Alexandria, duas das principais cidades egípcias, o número seria de 5,7% e 5,8%, por exemplo. Já em Cartum, capital sudanesa, quase 10% dos homossexuais masculinos passivos estariam infectados.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Infecções: Estudo identifica nova superbactéria em países europeus
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.