São Paulo, sexta-feira, 08 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

HORMÔNIOS 1

Pesquisa aponta o mecanismo da hipertensão arterial em gestantes

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS- A causa da pré-eclâmpsia -aumento da pressão arterial durante a gravidez- foi descoberta por pesquisadores das universidades britânicas de Cambridge e Nottingham.
Segundo o estudo, a doença está associada com uma maior produção do hormônio angiotensina, que causa o aumento da pressão arterial.
Após testes laboratoriais, os pesquisadores constataram que grávidas têm uma produção maior do hormônio.
Isso porque a liberação de angiotensina está relacionada com uma maior oxigenação e, durante a gravidez, há uma alteração no organismo da mulher para suprir a necessidade de oxigênio do feto.
Os pesquisadores esperam que a descoberta seja importante para que novas drogas sejam criadas -mais específicas e menos prejudicais ao feto. O trabalho foi publicado na revista "Nature".
O custo do tratamento de grávidas com pré-eclâmpsia chega a US$ 45 bilhões por ano nos Estados Unidos, Europa, Ásia, Austrália e Nova Zelândia. Nos países em desenvolvimento, estima-se que 75 mil mulheres morram por ano.
Quando as mães e os bebês sobrevivem, elas correm um maior risco de pressão alta, doença cardíaca, derrame e diabetes. Os bebês, em geral, nascem prematuros.


Texto Anterior: Epidemia
Próximo Texto: Remédios Naturais: Maracujá é eficaz contra a ansiedade, dizem pesquisadores
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.