São Paulo, sexta-feira, 09 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Metade dos pacientes crônicos relata melhora com homeopatia

Estudo acompanhou 3.709 pessoas com doenças crônicas durante oito anos

DA REDAÇÃO

Cerca de metade dos pacientes que optam pela homeopatia para tratar doenças crônicas relata melhoras significativas na saúde, diz um estudo que acompanhou, por oito anos, 3.709 adultos e crianças com problemas como distúrbios do sono, alergias ou dor de cabeça.
Do total, 48,2% disseram que a severidade dos sintomas diminuiu em ao menos 50% no período da pesquisa, e 4,7% afirmaram que os sintomas pioraram. Entre os adultos, 38,4% se disseram muito satisfeitos com o sistema terapêutico. O índice de pacientes pouco satisfeitos foi de 12,9%.
Realizado por pesquisadores da Alemanha, o estudo foi publicado na revista "BMC Public Health". Os autores afirmam, no entanto, que o trabalho avaliou como os pacientes homeopáticos se sentem, mas não estabelece uma relação de causalidade, não sendo possível dizer se a responsável por esse estado é a homeopatia.
Não é excluída a possibilidade de ter ocorrido o efeito placebo (quando o paciente relata melhora apenas por sentir que está sendo tratado).
Durante o tempo da pesquisa, parte dos pacientes passou por outros tratamentos tradicionais ou alternativos.
Detectou-se, ainda, que, no fim dos oito anos, um terço das pessoas continuava indo ao homeopata, outro terço havia parado por ter melhorado e uma proporção similar havia interrompido o tratamento por sentir que não estava funcionando.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Triplicam as ações judiciais para obter medicamentos
Próximo Texto: Perfil: Empresário ouviu que só viveria 3 meses
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.