São Paulo, domingo, 09 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

PLANTÃO MÉDICO

JULIO ABRAMCZYK - julio@uol.com.br

Redução da mortalidade em idosos

CAMPANHAS DE prevenção da gripe (influenza) em pessoas acima dos 60 anos de idade têm sido realizadas pelas autoridades sanitárias nos últimos dez anos.
A finalidade dessas campanhas é prevenir a instalação da virose nesse grupo vulnerável, para reduzir os graves problemas secundários à saúde que a doença provoca.
A gripe, nessa faixa etária, pode levar à instalação de uma pneumonia. Para alguns idosos, isso pode ser fatal.
Em trabalho publicado na "Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo/ USP", Expedito J. A. Luna, do Instituto de Medicina Tropical, e Vera L. Gattás, do Instituto Butantan, fazem uma revisão da literatura médica (380 artigos) visando avaliar a eficácia da política brasileira de vacinação.
Eles observam que a cobertura vacinal nos idosos é alta, mas não tão alta como apresentado nos dados oficiais.
E, também, que trabalhos sobre vacinação antigripal em idosos, com estimativas sobre a efetividade das campanhas, são escassas.
A maioria dos trabalhos demonstra modesto efeito na redução da mortalidade e nas internações hospitalares por causas relacionadas ao estado gripal dos idosos.
Concluem os autores que os epidemiologistas ainda devem à sociedade uma análise da efetividade das campanhas de vacinação contra a influenza.


Texto Anterior: Medo de Médico
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.