São Paulo, domingo, 09 de maio de 2010

Texto Anterior | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Uma seleção inoportuna

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Carta-consulta enviada a universidades e sociedades científicas foi tornada pública pelo chefe da assessoria de assuntos internacionais do Ministério da Ciência e Tecnologia, José Monserrat Filho, na edição eletrônica 4.002 do "Jornal da Ciência/ SBPC". É uma resposta à nota "Deserto de ideias", de revista semanal, e diz:
"A Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência e Tecnologia está realizando um levantamento de pesquisadores e cientistas de origem árabe que trabalham no Brasil, tendo em vista o desenvolvimento de programas e projetos de cooperação em ciência e tecnologia entre nosso país e países árabes".
"Muito agradeceria se pudesse nos ajudar nesta tarefa, enviando-nos nomes de pesquisadores e cientistas de ascendência árabe, com a respectiva área de estudo e a instituição onde trabalham.
Estamos certos de que esses especialistas poderão prestar relevante serviço aos esforços de colaboração entre o Brasil e os países árabes, muitos dos quais são donos de uma rica herança no campo do conhecimento científico e tecnológico."
Segundo Monserrat Filho, a ideia dessa seleção é do ministro da pasta, Sergio Rezende. Após visita ao Irã, ele conheceu instituições na Jordânia e "concluiu que pesquisadores de origem árabe poderiam participar desse esforço de trabalho conjunto em áreas de interesse comum entre o Brasil e os países árabes". Para ele, conhecer a cultura local facilita a troca de informações e os acordos. Monserrat Filho só não explica por que outros brasileiros não podem participar.

julio@uol.com.br


Texto Anterior: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.