São Paulo, sábado, 10 de abril de 2010

Próximo Texto | Índice

Comer vegetais não protege contra câncer

Pesquisa com 500 mil pessoas em dez países mostra relação fraca entre consumo de frutas e verduras e redução de risco

DÉBORA MISMETTI
EDITORA-ASSISTENTE DE SAÚDE

Ainda não foi desta vez que o consumo de alimentos saudáveis foi confirmado como solução para prevenir o câncer. Uma pesquisa americana publicada no "Journal of the National Cancer Institute" revisou os hábitos e a incidência de câncer em quase 500 mil pessoas de dez países europeus. Conclusão: aumento no número de porções de frutas e verduras tem baixo impacto na redução de incidência da doença
O estudo diz que, na melhor das hipóteses, o maior consumo desses alimentos pode diminuir em 2,5% a ocorrência de câncer, em média. "Há um mito em relação à nutrição e seu fator preventivo", diz o oncologista Artur Katz, do Hospital Sírio-Libanês. "Não se pode esperar que múltiplas doenças sejam prevenidas por uma única medida. É irreal."
Katz diz que o tempo de desenvolvimento do câncer e a quantidade de fatores envolvidos, como hereditários, ambientais e infecciosos, impossibilitam uma solução universal. "É claro, não devemos desestimular o consumo de frutas e verduras. Mas gostamos de dar um papel meio mágico aos nossos hábitos, em relação a prevenção do câncer."
O oncologista Marcelo Aisen, do Centro Paulista de Oncologia, discorda. Diz que a pesquisa mostra algo, sim. "Redução de 3% não é desprezível." Ele critica o método do estudo, que misturou todos os tipos de câncer. "Se fossem tirados os que não são causados por alimentação, o número seria outro. Em oncologia, estamos acostumados com pequenos ganhos."
Para André Murad, oncologista da UFMG, é muito difícil obter provas em relação a hábitos alimentares, porque há muitas variáveis e imprecisões nos dados fornecidos pelos participantes da pesquisa. "Não há mesmo nenhum estudo conclusivo sobre alimentação e proteção contra o câncer, mas também não há sobre muitos outros assuntos", diz o médico. "É mais fácil saber quais são os indutores do câncer do que provar quais são os protetores."


Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.