São Paulo, domingo, 10 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Técnica é reconhecida entre as mais eficazes contra dor, afirma médico

DA EDITORA-ASSISTENTE DE SAÚDE

O presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, o médico Dirceu de Lavor Sales, diz que a acupuntura é reconhecida como uma das técnicas mais eficazes para o tratamento da dor.
"Além das indicações mais conhecidas e tradicionais, como o alívio da dor e inflamação, a prática é recomendada para tratamentos neurológicos, psiquiátricos, ortopédicos, respiratórios, reumatológicos, entre outros."
No Brasil, a acupuntura é reconhecida como especialidade médica há 15 anos. "O Brasil é o único país do mundo que possui programa de residência médica em acupuntura", afirma Sales.
Hoje, o colégio de acupuntura tem 9.980 médicos como sócios.
Para o médico, existem riscos associados à técnica, mas eles se concretizam quando o praticante não é capacitado.
"A agulha atravessa regiões delicadas onde encontram-se ligamentos, músculos e tendões. Muitas vezes, são regiões sobrepostas a órgãos internos. Um profissional sem formação adequada não está qualificado para realizar o procedimento."
Hong Pai, acupunturista do HC, lembra que estudos já mostraram que a acupuntura causa liberação de endorfinas. "Algumas pessoas sentem até tontura depois da sessão, por causa disso. Nelas, o efeito vai ser maior."


Texto Anterior: Estudo questiona uso da acupuntura para tratar dores
Próximo Texto: Plantão Médico - Julio Abramczyk: Um cardiotônico e o câncer da próstata
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.