São Paulo, sábado, 10 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PEDIATRIA

Sociedade brasileira lança livro de orientação para pais

JULLIANE SILVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) lança hoje o livro "Filhos - da Gravidez aos 2 Anos de Idade". O lançamento ocorre no 34º Congresso Brasileiro de Pediatria, em Brasília. A publicação compila orientações de mais de 30 especialistas vinculados à entidade e pretende se tornar fonte de referência para pais. Com diagramação leve e linguagem acessível, o texto busca esclarecer dúvidas relacionadas a desenvolvimento do feto, trabalho de parto e primeiros cuidados após o nascimento. Traz ainda dicas para situações especiais, como a chegada de gêmeos e de um deficiente.
A novidade é que o material insere o pai na relação com o bebê, com dicas específicas para eles participarem ativamente do desenvolvimento do filho. "O conceito da paternidade é um diferencial, com o qual os outros livros não trabalham. É uma linha defendida pela sociedade. As publicações existentes ficam em torno da responsabilidade materna", diz Dioclécio Campos Júnior, presidente da SBP e um dos organizadores do livro. Outro tema presente no livro, a adoção é abordada com informações sobre procedimentos legais, formação de vínculos com a criança e como contar-lhe que foi adotada. Há capítulos que explicam as licenças de trabalho da mãe e do pai e os testes de paternidade.
A intenção é que o livro seja atualizado sempre que houver mudanças nas orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria. Há previsão de que sejam lançados, até o final de 2010, outros dois volumes que contemplarão o desenvolvimento da criança até a adolescência.


FILHOS - DA GRAVIDEZ AOS DOIS ANOS DE IDADE

Organizadores: Fabio Ancona Lopez e Dioclécio Campos Júnior
Editora: Manole
Quanto: R$ 86 (376 págs.)



Texto Anterior: Outro lado: Empresas dizem que vão adequar páginas
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.