São Paulo, domingo, 11 de julho de 2010

Texto Anterior | Índice

PLANTÃO MÉDICO

JULIO ABRAMCZYK - julio@uol.com.br

Exercício com pesos leves reduz pressão arterial

O EXERCÍCIO RESISTIDO, com repetições de levantamento de pesos mínimos, de até um quilo, é tanto uma prática esportiva quanto de fisioterapia adequada a idosos.
A prática ajuda a manter a massa muscular e corrige eventual perda de sua força e resistência, que costuma chegar lentamente após os 60 anos de idade.
Andréia Cristiane Carrenho Queiroz e colaboradores (Hélcio Kanegusuku e Cláudia Lúcia de Moraes Forjaz), do laboratório de hemodinâmica da atividade motora da escola de educação física e esporte da USP, publicam no último número da revista "Arquivos Brasileiros de Cardiologia" uma revisão de estudos sobre os efeitos do treinamento resistido na pressão arterial de idosos.
O objetivo da análise foi avaliar o atual conhecimento científico sobre a resposta da pressão ao exercício resistido e o seu mecanismo de ação nos idosos.
Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as pesquisas feitas nessa área e publicadas em revistas especializadas.
Os estudos encontrados, de acordo com os autores da revisão, foram escassos e controversos.
Eles sugerem que, quando realizados com frequência, os exercícios podem ter efeito hipotensor, mas essa redução da pressão acontece principalmente nas pessoas idosas que têm pressão normal e fazem treinamento de baixa intensidade.
O mecanismo envolvido nessa resposta ao exercício e que faz a pressão baixar ainda não está elucidado.
Concluem os autores que, apesar de o treinamento com pesos leves ser recomendado para idosos e de existirem indicativos de ação hipotensora crônica, os estudos sobre seus efeitos nos mecanismos reguladores da pressão arterial ainda são muito controversos e precisam ser avaliados com atenção.


Texto Anterior: Olho por olho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.