São Paulo, segunda-feira, 12 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GRAVIDEZ

Exercício aeróbico reduz peso de bebê no nascimento

DA REPORTAGEM LOCAL

Mulheres que praticam exercícios aeróbicos ao longo da gravidez podem apresentar probabilidade mais baixa de dar à luz um bebê com tendência à obesidade, de acordo com um estudo publicado no periódico "Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism".
As mães que pedalaram em bicicletas ergométricas tiveram bebês mais leves do que as que não se exercitaram, mas seus filhos não eram menores em comprimento e não há evidência de que estivessem mal nutridos.
Para os pesquisadores da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, uma vez que bebês mais pesados ao nascer têm maior risco de desenvolver obesidade ao longo da vida, uma redução modesta do peso no nascimento pode resultar em benefícios a longo prazo.
O estudo envolveu 84 mães de primeira viagem, que foram divididas em dois grupos: um se exercitou na bicicleta ergométrica por 40 minutos, até cinco vezes por semana, e o outro não fez atividades físicas (controle) durante a gravidez. As mães do primeiro grupo foram orientadas a praticar exercícios até a 36ª semana de gestação, pelo menos.
Os resultados apontaram que aquelas que pedalaram tiveram filhos 143 gramas mais leves, em média, do que os das demais.
Entretanto, o exercício aeróbico moderado não teve impacto na resistência insulínica nem influenciou o peso da mulher no período final da gravidez.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: DST: Mulher deve ser avaliada ao trocar parceiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.