São Paulo, terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Próximo Texto | Índice

Uso incorreto de jogo pode causar lesão

Wii, videogame em que jogador pode simular movimentos de vários esportes, deve ser encarado como atividade física

Danos provocados pela postura incorreta ou por longos períodos de jogo podem surgir nos ombros, cotovelos, punhos e joelhos

Caio Guatelli/Folha Imagem


FERNANDA BASSETTE
DA REPORTAGEM LOCAL

Em tempos de férias, jogar Wii (o videogame com jogos que simulam esportes) é um bom começo para quem quer sair do sedentarismo e começar a praticar uma atividade física, mas também pode apresentar efeitos colaterais. O uso excessivo e incorreto pode provocar lesões nos ombros, cotovelos, punhos e joelhos, de médicos.
De acordo com especialistas ouvidos pela Folha, apesar de o jogo ainda ser relativamente novo no Brasil, o risco de lesões leves e moderadas existe porque os jogadores não costumam fazer alongamentos antes e depois do jogo.
Embora não existam estudos científicos comprovando a relação entre o jogo e as lesões, médicos ingleses disseram no final do ano passado que temem uma "epidemia de Wii", pois cerca de dez jovens por semana procuram os hospitais relatando problemas ortopédicos após o excesso do jogo. Pesquisadores do Leeds Teaching Hospital até definiram um diagnóstico: "Wii knee" (joelho de Wii, em tradução livre).
"É bem provável que isso esteja acontecendo no Brasil também, principalmente neste período de férias", alerta o ortopedista Eduardo Carrera, do hospital Albert Einstein e professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Segundo Carrera, as lesões mais comuns aparecem nas articulações dos joelhos (por causa da flexão constante), de ombros, cotovelos e punhos (por causa dos socos, raquetadas ou golpes virtuais), depois da atividade exagerada.
"O principal sintoma da lesão é a dor por causa da sobrecarga de exercícios. É essa sobrecarga que vai provocar a inflamação. Nem sempre o jogador percebe o problema durante a prática da atividade porque o calor do corpo provoca uma analgesia. A dor só vai aparecer quando a musculatura estiver relaxada", explica Carrera.
O pediatra Clóvis Artur Almeida da Silva, responsável pelo departamento de reumatologia pediátrica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo, afirma que a dor surge porque as pessoas não se preocupam com a postura e os movimentos quando estão jogando. "Eles querem jogar. Não importa se a postura está inadequada", disse Silva.

Atividade física pobre
De acordo com a fisiatra Isabel Salles, coordenadora do Centro de Reabilitação do Hospital Sírio-Libanês, jogar Wii pode ser considerado uma atividade física, já que o jogador tem que simular os exercícios. Mas, de acordo com ela, é uma atividade física "pobre" e de menor qualidade. "O Wii é um exercício limitado, incompleto, de movimentos repetidos . É bem diferente da prática real de um esporte."
Para Salles, os riscos de lesões existem porque muitos adolescentes e jovens são sedentários. "Para jogar bem, o usuário precisa movimentar braços, quadris, joelhos repetidamente e em velocidades cada vez maiores e isso exige preparo físico", diz a fisiatra.
Os especialistas disseram que o ideal seria fazer pelo menos dez minutos de alongamento antes do início e jogar, no máximo, duas horas por dia incluindo intervalos a cada 30 minutos de jogo.
De acordo com a assessoria da Lamatel, importadora que representa a Nintendo (fabricante do Wii) no Brasil, o próprio jogo possui alertas de descanso e, em alguns casos, o jogo trava e só volta a funcionar depois de 15 minutos.


Próximo Texto: Perfil: Estudante jogava de 1 a 3 horas por dia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.