São Paulo, terça-feira, 13 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instituições de saúde deverão ter álcool para higiene das mãos

Segundo a Anvisa, 40% dos profissionais do setor limpam as mãos

DE BRASÍLIA

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) quer obrigar clínicas, hospitais e consultórios a disponibilizar álcool para que médicos e outros profissionais de saúde limpem as mãos.
A medida foi sugerida por meio de uma consulta pública que poderá receber sugestões até os próximos 60 dias. A partir da publicação da regra no "Diário Oficial", os estabelecimentos terão 180 dias para se adequar.
O álcool poderá estar na forma líquida, em gel ou em espuma. Deve estar ao lado dos leitos dos pacientes.
Essa regra poderá ser flexibilizada quando houver risco de o paciente ingerir o produto ou fazer "uso indevido" dele, de acordo com o texto.
A agência tomou como base estudo do pesquisador Didier Pittet que estima em apenas 40% a proporção de profissionais de saúde que higienizam as mãos.
O texto submetido a consulta diz que não se pode substituir a lavagem das mãos pelo álcool quando elas estiverem sujas.
São definidas como "mãos visivelmente sujas" aquelas "que mostram sujidade visível ou que estejam visivelmente contaminadas por sangue, fluidos ou excreções corporais".


Texto Anterior: Foco: Celular e web ajudam a tratar crianças diabéticas à distância
Próximo Texto: Contribua com a consulta pública
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.