São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Maioria dos operados fica impotente

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O urologista Miguel Srougi afirma que a cirurgia feita após a volta do tumor de próstata deixa a grande maioria dos pacientes "de 90% a 95%" impotente.
"A chance de impotência com a cirurgia em um homem de 55 anos é de 20%, e a de incontinência, de 3%. Em quem fez radioterapia, tem 55 anos e vai fazer a cirurgia, a chance de impotência é de quase 100%, e a de incontinência, de 15% a 20%."
Para Srougi, é preciso selecionar bem os candidatos à operação. "A pessoa pode pagar um preço muito alto para ficar curada."
Segundo o urologista Daher Chade, que liderou o estudo, metade dos pacientes já estava impotente antes do procedimento, por causa da radioterapia.
"Entre os que não estavam, mais ou menos metade vai permanecer com ereção boa."
Homens impotentes antes e depois da cirurgia são tratados primeiro com drogas.
"Os remédios resolvem o problema de um terço dos pacientes. O restante desiste ou inicia tratamento com injeção ou cirurgia", diz Chade.


Texto Anterior: Cirurgia cura câncer de próstata reincidente
Próximo Texto: Pesquisa aponta 2,6 milhões de natimortos por ano no mundo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.