São Paulo, terça-feira, 14 de julho de 2009

Texto Anterior | Índice

PARCERIA

Saúde inicia capacitação de médicos para transplantes

DA REPORTAGEM LOCAL

O Hospital Sírio-Libanês, em parceria com a TransÓrgãos (Fundação de Transplante de Órgãos e Tecidos do Estado de São Paulo) e com o Ministério da Saúde, iniciou ontem um projeto piloto de treinamento de médicos de 16 Estados para a realização de transplantes.
Os profissionais serão habilitados a fazer a captação de órgãos e as cirurgias de transplante em regiões do país que não estão preparadas para os procedimentos.
Segundo Silvano Raia, presidente da TransÓrgãos e coordenador do projeto, a primeira turma é formada por sete médicos que serão habilitados a realizar transplantes de rim -considerado o mais simples, entre os de fígado, pâncreas e coração. É também o tipo de cirurgia para a qual estão equipados os centros em que esses profissionais atuam.
Durante o treinamento, os profissionais ficarão em São Paulo, por um período que pode variar de dois meses a um ano, e receberão uma bolsa no valor de R$ 4.000.
De acordo com Raia, é a primeira vez que o Brasil realiza um projeto para capacitar os profissionais do interior do país. Ao fim do treinamento, eles terão a responsabilidade de formar equipes e de colocar em prática os transplantes de órgãos.
"Vamos capacitá-los a identificar a morte cerebral e a realizar a captação e o transplante dos órgãos", diz.
Raia disse que os outros órgãos captados deverão ser levados para outros centros especializados, em voos comerciais. "Um fígado, por exemplo, pode ficar hipotérmico [em baixa temperatura] por até 20 horas." (FB)


Texto Anterior: Contaminação: 1 em cada 60 mil bolsas de sangue pode ter o vírus HIV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.