São Paulo, quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PERCEPÇÃO DISTORCIDA

Fumantes ainda se surpreendem ao saber de câncer

DE SÃO PAULO - A pesquisa "Câncer de Pulmão: A Visão dos Pacientes", divulgada ontem, indica que a maioria dos doentes fumantes sabe que o cigarro é o principal causador do tumor, mas se surpreende quando é diagnosticada. Encomendada pelo laboratório Pfizer, a pesquisa, com 201 pessoas, revelou que mais de três quartos dos pacientes recebem o diagnóstico com o câncer em estágio avançado.
"O investimento não deve ser em prevenção ou em medicamentos, mas sim em medidas antitabagistas", afirma o oncologista Artur Katz, que coordenou a pesquisa. Cerca de 84% dos entrevistados sabiam pouco ou nada sobre o câncer de pulmão antes de descobrir que sofriam da doença. Para Katz, políticas de esclarecimento são a chave para reduzir o número de casos. O câncer de pulmão é o mais comum entre os tumores malignos. Estima-se em 30 mil o número de novos casos da doença por ano no Brasil.
(MARIANA PASTORE)


Texto Anterior: Sabatina: Diretor da Anvisa defende mais restrições a cigarro
Próximo Texto: Sem fronteiras
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.