São Paulo, domingo, 15 de novembro de 2009

Texto Anterior | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Uma dieta antidepressiva

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Na tradicional gangorra do emagrece/engorda das dietas de emagrecimento, uma delas, além do bem-estar físico, promove também o emocional. O emocional, na denominada dieta do Mediterrâneo, é por conta de psiquiatras. O médico A. Sánchez-Villegas e colaboradores das Universidades de Navarra e de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha, concluem, em um trabalho publicado na edição de outubro da revista "Archives of General Psychiatry", que a dieta do Mediterrâneo tem um potencial papel protetor para prevenir a depressão. A pesquisa foi feita com 10.094 voluntários de 1999 a 2005. Desenvolveram sinais e sintomas depressivos 480 pessoas (156 homens e 324 mulheres). Ao final do estudo, os adeptos da dieta foram 30% menos propensos a desenvolver a doença. Essa dieta, prevalente nos países mediterrâneos da Europa, baseia-se no consumo, às refeições, de peixes, vegetais, frutas e frutos secos, cereais e azeite de oliva, com pouca carne. Os autores observam que os componentes da dieta, ao melhorar a função dos vasos sanguíneos e a oxigenação celular, ajudam também a reduzir o risco de uma depressão emocional. Com base nessa e em outras pesquisas, foi criada, em São Paulo, a "Confraria do Bem Comer", dedicada ao consumo desses alimentos com pitadas de gastronomia e que se reúne no restaurante Porto Rubayat.

ODONTOLOGIA

ARDÊNCIA BUCAL
A síndrome de ardência bucal surge na boca sem causa aparente. A Clínica de Diagnóstico Oral da Faculdade de Odontologia da USP coloca à disposição dos portadores desse sintoma a dentista pós-graduanda Vivian Pellegrini e o professor Norberto Sugaya, para confirmar o diagnóstico ou para um novo tratamento. Informações pelo tel. 0/xx/11/ 3091-7901, às segundas e quartas, das 14h às 17h.

julio@uol.com.br


Texto Anterior: Agenda da semana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.