São Paulo, domingo, 16 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PLANTÃO MÉDICO

JULIO ABRAMCZYK - julio@uol.com.br

O cuidador e os seus problemas

As pessoas que cuidam de idosos, os denominados cuidadores (parentes ou profissionais) precisam também cuidar de si mesmos. O alerta é dado por José Tadeu Nunes Tamanini, da Universidade Federal de São Carlos, em trabalho na "Neurology and Urodynamics". O estudo analisa a sobrecarga de trabalho ao cuidar de idosos com incontinência urinária e foi realizado na cidade de São Paulo.
A perda súbita de urina sobrecarrega a atenção do cuidador, que com frequência não tem a formação adequada para essa atividade. Esse episódio, por sua frequência e repetição, cria ansiedade e insegurança no cuidador, o que pode evoluir para um quadro de estresse físico e mental. Em raras situações, pode levar até a ressentimento e raiva contra o idoso e eventual agressão.
Tamanini sugere treinamento especializado para esses profissionais, com um programa que envolva família, comunidade e Estado. Será realizado no dia 5 de novembro, das 8 às 13 h, no auditório da Unip da rua Vergueiro, 1211, o seminário Cuidar é Viver que irá debater o papel do cuidador de idosos na sociedade atual. O evento é gratuito aos interessados.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Saúde responde
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.