São Paulo, domingo, 16 de outubro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

SAÚDE RESPONDE

Mande sua pergunta para saude@uol.com.br ou al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900

Tenho poiquilodermia. O problema surgiu há um ano com vermelhidão nas laterais do pescoço. Gostaria de saber quais tratamentos existem e quais são os produtos eficientes para tomar sol na região afetada pela doença.
ANTÔNIO JOSÉ GALVÃO, 62

A poiquilodermia é uma manifestação na pele que não tem nome popular, caracterizada por diminuição ou amento da pigmentação. Ela se manifesta em adultos e não causa nenhum problema de saúde.
Segundo Sarita Martins, vice-presidente da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), "como o leitor fala da localização no pescoço, ele deve ter poiquilodermia de Civatte. Essa doença tem caráter genético e é consequência da exposição solar crônica da pele."
O único tratamento, segundo ela, é vascular circulatório. "Um tipo de laser, de luz pulsada, destrói o vaso e a coloração avermelhada desaparece. Cinco ou seis sessões resolvem". Depois de um tempo, pode ser preciso refazer o tratamento. Martins recomenda que os pacientes não tomem sol e usem diariamente protetor solar com FPS 50 ou superior.


Texto Anterior: Plantão Médico - Julio Abramczyk: O cuidador e os seus problemas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.